125 € (até 31 Março 2024)
150 € (após 1 Abril 2024)

Programa

11 Maio 2024 (Sábado)

2º Congresso VetNurseUpdate - Urgências...da teoria à prática.| ISCTE - Edificio 1 - Auditório J.J Laginha (Lisboa)

9h30 – 10h20 Triagem. Como organizar, identificar e que parâmetros são de real utilidade?  (Gonçalo Babau)
10h20 – 11h10 Tipos de shock. Acesso vascular e fluidoterapia. (Sandra Félix)

11h10 – 11h50 Coffee-Break 

11h50 – 12h50Guidelines atuais em CPR. O trabalho de equipa é essencial para aumentar o sucesso!!  (Sandra Félix)

13h00 – 14h30– Almoço (livre)

14h30- 15h20  Abordagem ao paciente dispneico. (Rui Máximo)
15h20 – 16h10   O politraumatizado. Como abordar? Apresentações clínicas mais comuns? (Fernanda Camacho)

16h10 – 16h40- Coffee-Break 

16h40 – 17h30– O politraumatizado II. Outras apresentações comuns. (Fernanda Camacho)
17h30 – 18h20 – Emergências hemorrágicas e hemostáticas. (Fernanda Camacho)

12 Maio 2024 (Domingo)

2º Congresso VetNurseUpdate - Urgências...da teoria à prática.| ISCTE - Edificio 1 - Auditório J.J Laginha (Lisboa)

9h00 – 9h50Torção de estômago e outras urgências gastrointestinais comuns. (Fernanda Camacho)
9h50 – 10h40Intoxicações: Como identificar e estabilizar (Tiago Abreu)

10h40 – 11h00 – Coffee-Break 

11h00 –11h50Monitorização do paciente crítico. Como vigiar e cuidar estes pacientes? (Sandra Félix)
11h50 – 12h50Mesa redonda (Importância da liderança e soft-skills em urgências – vários oradores)

13h00 – 14h30 – Almoço (livre)

14h30- 15h20Analgesia do paciente crítico (Catarina Gonçalves & Diogo dos Santos)

15h20- 15h40 – A importância da prevenção 

15h40 – 16h30Anestesia do paciente crítico (Catarina Gonçalves & Diogo dos Santos)

16h30 – Encerramento

Workshop

Urgências em reprodução e neonatologia.

Workshop

Urgências em animais exóticos.

Workshop

Reanimação cardiopulmonar (RCP)

Oradores

Catarina Gonçalves

(VN, Cert(Anaesth))

Concluiu a licenciatura em Enfermagem Veterinária pela Escola Superior Agrária de Bragança em 2012. No mesmo ano iniciou carreira em clínica de pequenos animais tendo depois passado também por clínica e centro de referência de animais exóticos. 
 
Trabalhou em clínica de primeira opinião no Reino Unido durante 3 anos e meio, onde teve contacto com diferentes realidades, condições e conhecimentos. Durante esse período, tornou-se enfermeira chefe da clínica onde trabalhava e concluiu um Certificado em Anestesia de pequenos animais acreditado pela European School of Veterinary Postgraduate Studies (ESVPS) tendo desde então iniciado outro Certificado em Emergência e Cuidados Intensivos pela VetsNow. Participante assídua em congressos europeus de veterinária, e faz de tudo por se manter a par dos avanços da veterinária. 
 
Já palestrou em faculdades e congressos de enfermagem, assim como já deu formação específica para Enfermeiros Veterinários em clínicas/hospitais veterinários, e essa transmissão de conhecimentos é algo em que quer investir. Voltou a trabalhar  em Portugal desde o final de 2018, agora em regime hospitalar, onde se foca maioritariamente na área de anestesiologia e analgesia.

Ler mais

Diogo dos Santos

(DMV, MsC)

Mestrado em 2014 pela universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde o início do seu percurso que se têm dedicado à anestesia e analgesia. Além da pós-graduação em anestesia pela Universidade Autónoma de Barcelona e diferentes cursos de anestesia loco-regional e ventilação mecânica, tem realizado estâncias em hospitais de referência em Espanha e Inglaterra.

Actualmente é o responsável pela serviço de anestesia e analgesia do hospital VetOeiras, é professor auxiliar convidado da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias em Lisboa e consultor na área de anestesia e analgesia veterinária.

Encontra-se a realizar doutoramento na área de anestesia loco-regional na universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e é investigador no CECAV – Animal and Veterinary Research Center

Ler mais

Fernanda Camacho

(DVM, DipACVECC, MRCVS)

Fernanda formou-se em Veterinaria pela Universidade Lufosona (Lisbon, Portugal) em 2013, mudou-se para o Norte de Inglaterra pouco depois de terminar o curso, onde trabalhou em como veterinaria geral durante 2anos e meio, onde explorou o gosto pelas emergencias tanto and pequenos como em grandes animais. Com o objectivo de melhorar o seu conhecimento e as sua valencias, Fernanda completou um internato rotatorio no Willows Veterinary Referral, onde descubriu a paixao pelo mundo dos cuidados intensivos. Em busca da especializacao segui-se o internato de UCI na Universidade de Dublin, e em 2018 Fernanda ingressou na residencia de 3 anos em Emergency and Critical Care no Royal Veterinary College.  Fernanda regressou ao Willows como parte da equipa de referencia em 2021, e  tornou-se especialista pelo American College of Veterinary Emergency Critical Care em 2022. 

Ler mais

Gonçalo Babau

(NCert(PracTec), Ncert (ECC))

Licenciado em Enfermagem Veterinária pelo Instituto Politécnico de Bragança em 2010. Fez o seu estágio final de curso no Hospital Veterinário Central onde ganhou interesse na área das emergências e cuidados intensivos. Participa desde 2012 nos congressos europeus da sociedade europeia de urgências e cuidados intensivos, sociedade da qual é membro e na qual faz parte do comité de Relações públicas.  Concluiu o Certificado de enfermagem veterinária em urgências e cuidados intensivos em 2017 pela VetsNow na Escócia.  Costuma palestrar em diversos congressos e workshops acerca de urgências e cuidados intensivos tendo gosto em dar formação.  Para além da sua preferência nesta área também tem interesse e tira formação em citologias especialmente citologia de sangue periférico. Actualmente desempenha as funções de enfermeiro veterinário no internamento,nos cuidados intensivos, no atendimento de urgências e nas citologias.

Ler mais

Rui Máximo

(DMV)

Licenciado em Medicina Veterinária na Universidade de Évora em 2003. Entre 2003 e 2010 trabalhou em Hospitais veterinários na zona da grande Lisboa desenvolvendo como áreas de interesse a Medicina interna e Cardiologia.  

Estágios de curta duração em alguns centros de referência e curso ESAVS (European School of Advanced Veterinary Studies) em cardiologia. Em 2010 inicia um serviço de cardiologia ambulatória “Cardiovet – Ecocardiografia Veterinária Móvel” na zona da grande Lisboa.

Convidado para docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia entre fevereiro 2018 – Junho 2021. Membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária tendo desempenhado no passado funções directivas (presidente e vice-presidente). 

Membro da equipa de cardiologia do centro de referência de cardiologia do Hospital Veterinário do Atlântico (CCVA) e membro do corpo clinico do Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa colaborando na disciplina de Clinica de Animais de Companhia. Sócio e responsável cientifico da empresa – UpdateVet – Formação Veterinária. Membro da OMV e RCVS.

Ler mais

Sandra Félix

(VN)

A Enfermeira Veterinária Sandra Félix concluiu a licenciatura em Enfermagem Veterinária em 2009, pela Escola Superior Agrária de Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal, com trabalho final de curso intitulado “Maneio da Dor e Cuidados Paliativos em Pequenos Animais”.

Após a licenciatura, trabalhou durante um ano numa clínica de animais de companhia na sua cidade natal (Évora, Portugal). Em 2011, Sandra ingressou no Hospital Escolar Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, onde trabalhou durante cerca de cinco anos. Enquanto trabalhava no Hospital Escolar Veterinário, concluiu uma pós-graduação de seis meses, para enfermeiros veterinários, em Técnicas Práticas, pela Improve International, entre 2011 e 2012.

Em 2016, começou a trabalhar num hospital veterinário de referência, na Alemanha, onde trabalha ainda atualmente, em exclusivo com pacientes hospitalizados e com foco particular em pacientes críticos. Em 2019, em Dunfermline, Escócia, obteve o Certificate of Veterinary Nursing in Emergency and Critical Care (CertVNECC), da Vets Now.

Sandra Félix foi ainda a vencedora da Bolsa “Teach the Teacher” da WSAVA para Enfermeiros Veterinários, que incluiu uma fase inicial de 3 meses (Setembro-Novembro 2022), lecionada pelo Dr. Duncan Lascelles na North Carolina State University, Raleigh, EUA, no Comparative Pain Research and Education Center(CPREC)/Translational Research in Pain Laboratory (TRiP Lab). Na segunda fase, desenvolveu uma curta série de webinares gratuitos sobre dor em cães e gatos, para enfermeiros veterinários de língua portuguesa.

Recentemente, contribuiu como oradora convidada para o novo WSAVA Certificate in Pain Management, um programa online sobre dor em cães e gatos, para médicos e enfermeiros veterinários, disponível em diferentes línguas.

Tem sido ainda oradora convidada em diferentes congressos e conferências, em Portugal e na Alemanha.

Ler mais

Tiago Abreu

(VN, NCert(PracTec), Ncert (ECC))

Terminei a licenciatura em Enfermagem Veterinária em 2009 no Instituto Politécnico de Bragança. Desde então e até 2013 trabalhei em clínicas e hospitais em Portugal. Em 2013 terminei o Certificado em Técnicas Práticas em Enfermagem Veterinária (NCert(PracTec) acreditado pela ESVPS (European School of Veterinary PostGraduate Sudies), e mudei-me para o Reino Unido onde trabalhei num hospital de referência/primeira opinião em Bristol.

Em 2017 tornei-me enfermeiro chefe no hospital e terminei o Certificado de Emergência e Cuidados Intensivos (NCert(ECC)) pela VetsNow.

Em 2018 realizei um estágio com duração de 1 mês na unidade de cuidados intensivos da Royal (Dick) School of Veterinary Studies em Edimburgo, através da bolsa “Travel Grant” da EVECCS (Sociedade Europeia de Emergência e Cuidados Intensivos) antes de me mudar de volta a Portugal, onde agora trabalho no Hospital Veterinário do Bom Jesus, em Braga, e no Banco de Sangue Animal. Faço também parte da direção da EVECCS.

Áreas de interesse centram-se em emergência e cuidados intensivos, cirurgia e internamento. Tenho vindo a desenvolver o gosto por dar formação, tendo palestrado em congressos nacionais e internacionais, assim como workshops, seminários, mas também em faculdades.

Ler mais

Oradores workshops

Cristina Almeida

(DMV)

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV/UTL), exerceu funções enquanto Médica Veterinária no serviço de radiologia do Hospital Escolar Veterinário da FMV/UTL, tendo colaborado enquanto convidada das disciplinas opcionais Clínica de novos animais de companhia e Patologia de animais silvestres. Desde então tem exercido clínica dos novos animais de companhia enquanto Médica veterinária assistente em consultas externas de CAMV’S, coleções privadas, criadores, lojas. Desde 2008, exerce funções de diretora clínica da Exoclinic – Clínica Veterinária de Aves e Exóticos de Lisboa sendo responsável por Formações: cursos de auxiliares, enfermeiros veterinários e SummerSchool para alunos de veterinária. 

Em 2021 realizou a CCP – Formação Inicial de Formadores. Em 2022 conclui o mestrado na área de Parasitologia na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e a pós-graduação “Animais e Sociedade” no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa..

Ler mais

Paulo Borges

(DVM, Dip-ECAR)

Paulo Borges obteve o seu diploma em medicina veterinária na Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal. Durante 6 anos, foi veterinário técnico e encarregado de consulta no CERCA (Centre d’Études en Reproduction des Carnivores), na Escola Nacional Veterinária de Alfort, Paris. Terminou em 2015 uma residência de 3 anos e obteve o diploma de especialista do Colégio Europeu de Reprodução Animal (ECAR). Em 2016 assumiu o cargo de responsável do departamento de controlo reprodutivo e sanitário de cães e gatos da Unidade de Medicina, Desporto e Criação (UMES), na Universidade de Alfort em Paris. Trabalhou em estruturas independentes na região de Paris, como veterinário referente e fez um ano de investigação no centro NeoCare na Universidade de Toulouse. Foi entre 2020-2023, o responsável pela criação e desenvolvimento do Anicura Centro de Reprodução Veterinário do Atlântico, que deixou em 2023. 

É autor e co-autor de várias publicações científicas, livros e capítulos de livros. É palestrante frequente em conferências e simpósios nacionais e sobretudo internacionais, fazendo também auditoria e consultadoria. Foi vicepresidente do grupo francês de reprodução (GERES-AFVAC). É vice-presidente do board do grupo Europeu de Reprodução (EVSSAR). Atualmente e desde 2017, é professor assistente na Universidade Lusófona em Lisboa em reprodução de pequenos animais e equinos e é o gerente do Centro de Reprodução Animal que exerce no Allvetcare, em Alverca e na Clínica Veterinária VetProtect da Moita.

Ler mais

PATROCÍNIOS:

Para mais informações: [email protected]

 
UpdateVet
Abrir chat..
1
Precisa de ajuda?
Olá.
Como podemos ajudar?